Siga-nos
Anúncio

RECEITAS

Almôndegas de Frango ao Molho

Anúncio

A receita de almôndegas de frango ao molho é uma das opções mais incríveis para adicionar ao macarrão, comer com arroz branco, servir junto com outras porções e mais. Além disso, é uma variação interessante para aqueles que não gostam da carne moída. 

Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de acompanhamentos e variações no molho, para você ter diversas opções distintas para combinar. Mas não se preocupe, todas as receitas são fáceis de serem preparadas, pensando em otimizar o seu tempo na cozinha. 

Dessa forma, você pode aproveitar mais o tempo com amigos e familiares, curtir aquela noite especial, colocar todos os filmes e séries em dia, bem como relaxar e curtir uma boa taça de vinho. Vamos lá! 

Anúncio
Almôndegas de Frango ao Molho – Receita Fácil
Almôndegas de frango com molho (Imagem: Google)

Receita fácil de almôndegas de frango ao molho

Para começar, vamos aos ingredientes. Dessa forma, separe: 1 colher de azeite, 2 colheres de salsinha picada, 1 cebola ralada, 1 ovo, meio quilo de peito de frango moído, 2 colheres de caldo de galinha ou meio tablete, 2 xícaras de polpa de tomate ou molho pronto, manjericão a gosto, 1 dente de alho amassado e 1 pão francês amanhecido. 

O pão deve estar sem casca e picado em cubos. Misture o pão com o caldo de galinha, ovo, frango, cebola e salsa. Quando ficar homogêneo, comece a pegar pequenas porções e faça as bolinhas. Deixe-as reservadas. 

Em uma panela, acrescente o azeite e o alho para dourar. Depois, adicione a polpa de tomate, manjericão e demais temperos de sua preferência. Se usar polpa, acrescente meia xícara de água. Deixe ferver e coloque as almôndegas. Tampe e deixe no fogo por, em média, 10 minutos. Ou até que fiquem cozidas. Agora, é só servir!

Macarrão ao pesto 

Uma dica interessante é servir as almôndegas de frango ao molho com o famoso macarrão verde. O contraste de sabor é interessante e deixa um aspecto bonito no prato. Então, comece escolhendo o seu macarrão e coloque-o para ferver. Não acrescente sal ou óleo na panela, apenas água e a massa. 

Para o molho, separe: 2 dentes de alho, 1 colher de sopa cheia de queijo provolone ralado, queijo parmesão a gosto, meia xícara de azeite, ¼ de xícara de folhas de manjericão. Vale dizer que esse molho fica delicioso em sanduiches, com batatas assadas, chips, panquecas e muito mais. 

O preparo é bem simples: coloque todos os ingredientes em um processador ou liquidificador (exceto o parmesão) e bata até formar uma massa homogênea. O ideal é adicionar parte do azeite e ir acrescentando o restante aos poucos. Em seguida, escorra o macarrão e misture com o molho. Finalize com o queijo parmesão. 

Dicas de acompanhamentos 

Além do macarrão ao pesto, a receita fácil de almôndegas de frango ao molho combina com arroz branco simples. Então, prepare aquela porção fresca e soltinha. Você pode servir em pratos prontos ou colocar as porções em travessas de vidro. Uma dica especial é decorar o arroz com folhas de ervas ou orégano.

Além disso, é uma opção interessante para alguns sanduiches mais elaborados. Então, você pode servir com pães cortados ao meio. Sendo que a almôndega ao molho fica como recheio. Se quiser, acrescente fatias de queijo e sirva com batata frita ou outros. 

Enfim, dá para servir com outras receitas de macarrão, purê, como petisco (espetando palitinhos), com mix de folhas verdes e legumes cozidos, torradas e até com caldos. são diversas combinações e todas ficam incríveis! 

Almôndegas de frango ao molho – Mais receitas 

Além da receita simples já apresentada aqui, você também pode conferir algumas outras opções para tornar a sua almôndega a sua cara e cair no paladar de verdade. Inclusive, essa é uma receita que dá para preparar e congelar, funcionando bem para aqueles que preparam marmitas para a semana toda. 

Enfim, você pode adicionar espinafre moído ou picadinho, bem como palmito na sua receita. Nesses casos, só segue bem os alimentos picados, para que incorporem na massa e não acabem desmanchando as bolinhas. Inclusive, se você tiver dificuldade para fazer as almôndegas, acrescente algumas colheres de farinha de rosca, até dar ponto. 

Mas você também pode acrescentar um recheio, como queijo ao prato. Neste cenário, pegue uma porção da massa, abra na mão e coloque o recheio. Em seguida, vá fechando a bolinha e finalize apertando levemente, para que tudo grude. 

Almôndegas vegetarianas – Tem opção sim!

Se você não comece carne, uma dica é preparar as receitas de almondegas vegetarianas. Assim, existem algumas variações, já que você pode escolher os legumes que mais gosta. Geralmente, é indicado a couve-flor, brócolis, cenoura e até berinjela. Inclusive, você pode usar uma opção de base ou vários. Vai do seu paladar. 

Neste caso, é importante ficar atento ao ponto do legume. Isso porque, se deixar muito logo, será mais difícil fazer as bolinhas. Então, se for cozer, faça de força leve. Pensando em evitar erros, uma alternativa inteligente é ralar os legumes. Com isso, será um pouco mais simples e dar liga. 

Ao mesmo tempo, você pode acrescentar os demais ingredientes, como queijos e preparar o molho comum. Há quem prefira fritar as bolinhas separadamente. Em seguida, escorrem bem no papel toalha e colocam no molho já pronto. Essa é uma opção para quem não gosta do sabor cozido, principalmente com a carne. 

Dicas de ouro 

Por fim, a primeira dica é sempre se dedicar ao processo de enrolar as almôndegas. Com isso, você evita que elas acabem abrindo ao fritar ou cozer. Justamente por isso, não dispense a farinha de rosca e o ovo, que vai ajudar no processo de liga, mantendo todos os ingredientes grudados. 

A segunda dica é evitar apertar demais as almôndegas na hora de fazer as bolinhas. Isso porque, ao apertar, a carne/base acaba se concentrando. O resultado, são bolinhas mais duras, que lembram uma bola de carne mesmo. Dessa forma, faça as bolinhas de forma leve, moldando-as. 

A terceira dica é sempre aproveitar ao máximo o sabor dos alimentos e dos temperos básicos, como cebolo, sal e alho. Prefira adicionar outros temperos no molho. Assim, você consegue evitar o excesso, que pode deixar a almôndega salgada ou apimentada. 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados