TECNOLOGIA
Você Sabe o que é a Starlink? Conheça Agora Esse Projeto.
Se tem algo que talvez a maioria das pessoas ainda não estão familiarizados, é com o moderno Starlink. Mas, você sabe o que é a Starlink? Pois bem, o projeto se trata de um empreendimento do qual visa comercializar conexões de internet para praticamente todas as pessoas no planeta. Tudo isso, com a ajuda de uma rede crescente de satélites privados operando em cima.
Além disso, Starlink se trata de um nome da empresa de voos espaciais e de satélites em órbitas. Desse modo, essa rede passou a ser desenvolvida desde 2015. Com isso, foram usados os primeiros protótipos de satélites que foram lançados em órbita no ano de 2018.
Posteriormente, a SpaceX implementou vários satélites Starlink na constelação com diversos lançamentos bem-sucedidos. Dentre eles, o mais atual foi feito em 21 de abril e conseguiu entregar mais 53 satélites em órbita baixa terrestre. Portanto, o número total de satélites enviados subiu para 2.388. Entretanto, mais de 2.000 parecem ser partes operacionais da constelação.
Como Funciona o Starlink?
Agora, depois de anos sendo desenvolvido na SpaceX e após garantir quase U $885,5 milhões em subsídios. Posteriormente, a Starlink conseguiu acelerar o ritmo em 2021. Além disso, depois de três anos de bem-sucedidos lançamentos, o projeto passou a marca de 1.000 satélites em órbita. Em mais ou menos um ano, havia dezenas de lançamentos bem-sucedidos.
Atualmente, a Starlink obtém cerca de 2.000 satélites operando em órbita. Além disso, os negócios acerca da Starlink têm acelerado constantemente. Ano passado, por exemplo, a empresa de Elon Musk fez a divulgação que a Starlink atendia a mais de 10.000 clientes. Posteriormente, houve a expansão das pré-encomendas para um maior número de clientes.
Com isso, foi possível explorar a possibilidade de fornecer Wi-Fi em voo para aeronaves de passageiros. Além disso, foi enviado pela Starlink mais de 100.000 terminais de internet por satélite para vários clientes. Além disso, cerca de 14 países foram beneficiados.
Saiba mais Sobre o Projeto Starlink.
Você sabe o que é Starlink? Desse modo, muitos se perguntam também se a Starlink é um projeto global. O escopo do serviço não. No entanto, a empresa está caminhando para isso. Portanto, ao participar de uma palestra ano passado, Musk disse para a plateia que o Starlink breve ficaria disponível para todo o mundo, com exceção dos Pólos Norte e Sul. Com isso, provavelmente a partir de agosto já teria disponibilidade após aprovação regulatória.
Contudo, em setembro do ano passado, Musk disse que o Starlink passaria de sua fase inicial a partir de outubro. Desse modo, ele continuou afirmando que o serviço continuava em expansão. Entretanto, ainda assim o provedor de banda larga continua enfrentando um acúmulo de potenciais clientes buscando receber equipamentos para dar início ao serviço.
Além disso, a Starlink passou por momentos de controvérsias também e algumas preocupações. Onde, membros da comunidade científica indagaram algumas questões sobre o impacto dos satélites na visibilidade do céu à noite. Desse modo, enquanto essas questões vinham à tona, outros concorrentes de internet via satélite, passaram a provocar justas regulatórias para tentar desacelerar Musk.
O Uso do Starlink na Prática.
Sendo assim, o Starlink pretende do mesmo modo que outros provedores, comercializar um acesso a internet via satélite com excelência. Além disso, a ideia é que essa internet não seja distribuída apenas em áreas urbanas, mas também rurais. Principalmente, em locais que ainda não possuem banda larga veloz e sofrem com internet precária.
Além de tudo, a única coisa que é necessário fazer, é a configuração de uma parabólica pequena que possa receber o sinal e passar para o seu roteador. Com isso, seria possível obter internet veloz mesmo em locais distantes e zonas rurais com pouco acesso.
E aí, agora você sabe o que é Starlink? Podemos dizer que essa tecnologia vai impactar de forma positiva os meios de comunicação. Contudo, para finalizar, saiba que a velocidade média de download da Starlink, operadora de internet via satélite da SpaceX, pode ultrapassar os 100 Mbps em 15 países, segundo a Ookla, dona do site e app Speedtest. No entanto, em outros países, a velocidade pode ser ainda maior, ou seja, até 500 Mbps no plano Starlink Premium.