loader image
Pular para o conteúdo
Início » Carteira da Pessoa Idosa – Passo-a-passo para Emitir a sua no Gov.BR

Carteira da Pessoa Idosa – Passo-a-passo para Emitir a sua no Gov.BR

Pensando no bem-estar de pessoas acima de 60 anos, o Governo Federal criou a Carteira da Pessoa Idosa. Basicamente, é um documento que comprove a renda desses indivíduos para garantir o acesso gratuito a transporte entre estados, além de outros benefícios. Por isso, confira como emitir a Carteira de Pessoa Idosa através do Gov.br!

A princípio, vale citar que a Carteira da Pessoa Idosa é um benefício social garantido pela Lei 10.741/03, tendo validade de até 2 anos. Para solicitá-la, é necessário que o idoso possuía renda inferior ou igual a dois salários mínimos nacionais.

Por outro lado, a Carteira da Pessoa Idosa é atrelada à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). Desse modo, por ser um documento que dá direito a diversos benefícios, ela é costumeiramente usada entre os beneficiários do INSS, especialmente na solicitação de auxílios e benefícios previdenciários.

Carteira da Pessoa Idosa - Passo-a-passo para Emitir a sua no Gov.BR
Carteira da pessoa idosa (Imagem: Google)

Quem tem direito a Carteira da Pessoa Idosa?

Todo cidadão brasileiro com mais de 60 anos, que não tenha comprovação de renda e receba até dois salários mínimos, tem direito à Carteira do Idoso.

Para acessá-la, é necessário que o idoso seja cadastrado no Cadúnico, o cadastro que dá acesso a diversos programas do Governo Federal. Atualmente, o cadastro pode ser realizado diretamente no aplicativo Gov.br, se o idoso já estiver em dia com o CadÚnico.

Por outro lado, caso ele ainda não possua cadastro no CadÚnico, é necessário comparecer ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social da sua região para realizar o cadastro.

Como emitir a Carteira de Pessoa Idosa?

Primeiramente, com o site para emissão da Carteira do Idoso, solicitar a carteirinha nunca foi tão fácil! Para isso, basta acessar o site da Carteira do Idoso e seguir o passo a passo:

Passo 1 – Entre no site da Carteira do Idoso

A princípio, acesse o site da carteira do idoso, através deste link.

Passo 2 – Informe a opção desejada

No site, o primeiro passo é escolher a opção desejada. Então, para isso, clique na opção “Emitir carteira”;

Passo 3 – Faça o Login na conta Gov.br

Após clicar para emitir a carteira, chegou o momento de acessar sua conta no Gov.br para identificação do idoso. Sendo assim, caso ainda não possua uma conta na plataforma, será necessário criá-la.

Passo 4 – Solicite a Carteira da Pessoa Idosa

Sendo assim, após o login com a conta do Gov.br, já é possível solicitar a carteira do idoso. Nesta etapa, aparecerá uma tela solicitando autorização para usar seus dados. Clique na opção “Autorizar”.

Então, a seguir, a tela mostrará as seguintes ações de emissão, os quais são:

  • Emitir Carteira de pessoa idosa;
  • Conferir carteiras;
  • Validação;
  • Relatório.

Como solicitar a Carteira da Pessoa pelo CRAS?

Também é possível solicitar a carteira do idoso no CRAS da sua região. Dessa forma, é necessário comparecer presencialmente em caso de não emissão pela internet.

Então, para isso, compareça ao CRAS com os seguintes documentos do idoso:

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Número do NIS.

Por fim, já é possível solicitar a carteira do idoso. Inclusive, caso ele não possua cadastro no CadÚnico, já aproveite o momento para realizá-lo.