Desde a criação do MEI, milhões de brasileiros tiveram a possibilidade de se formalizar como empreendedores. Neste sentido, uma das melhores maneiras de organizar os serviços é através das notas fiscais e, por isso, vamos te mostrar como emitir uma nota fiscal MEI.
Embora muitos não saibam como ele funciona, o MEI tem diversas obrigações legais, tais como declaração de ganhos e emissão de notas fiscais. Neste sentido, isso ocorre para facilitar a análise de negócio e, é claro, passar mais transparência e confiança ao consumidor final.
Sendo assim, se você começou a ser MEI a pouco tempo, mas não sabe como gerar a nota fiscal, não se preocupe! Isso porque trouxemos um passo a passo para você emitir a nota fiscal do MEI de forma fácil e prática. Confira abaixo:
Quais são os tipos de notas fiscais MEI?
Embora existam diversos tipos de notas fiscais, alguns deles são mais adequados para MEIs. Confira:
Nota fiscal avulsa (NFA)
Sendo um documento simples, ele é gerado através do cadastro na sua empresa na Secretaria da Fazenda. Para isso, basta entrar no site e preencher os dados de cada transação. Basicamente, esse tipo de nota fiscal é indicado para quem usa pouco o sistema, ou seja, não emite notas fiscais com frequência.
Nota fiscal eletrônica (NF-e)
Sendo o tipo de nota fiscal mais comum, esse modelo é muito usado por empresas que vendem para outros segmentos, como lojas que trabalham com B2B. Além disso, por ser uma nota fiscal mais especializada, é necessário pagar tributos por cada documento.
Nota fiscal avulsa eletrônica (NFA-e)
A NFA-e é um tipo de nota fiscal bem simples, geralmente usada para demandas específicas. Por ser somente virtual, ela é muito usada para serviços específicos, como empresas ou pessoas que vendem somente ocasionalmente, por exemplo.
Contudo, vale citar que esse modelo não está disponível para todos os estados. Por isso, consulte a Secretaria da Fazenda para ver a disponibilidade na sua região.
Nota fiscal de venda ao consumidor (NFC-e)
Voltado para grandes empresas e comércios, o NFC-e permite a emissão e armazenamento de muitas notas ao mesmo tempo. No entanto, é necessário autorização da Secretaria da Fazenda para emitir esse tipo de documento.
Como podemos emitir nota fiscal MEI?
Agora que você já sabe quais os tipos de nota fiscais, veja como emitir uma delas sendo MEI:
Passo 1
Para emitir uma nota fiscal MEI, é necessário solicitar o credenciamento do negócio, além do desbloqueio da senha WEB na Secretaria da Fazenda do seu estado.
Vale citar que o processo varia de cada estado, ou seja, nem sempre é possível fazer isso online. Portanto, consulte a Secretaria da Fazenda para conferir a eventual necessidade de fazer o credenciamento presencialmente.
Passo 2
O segundo passo para emitir a nota fiscal MEI é adquirir o Certificado Digital do seu negócio. A Secretária da Fazenda do seu estado também é responsável pela emissão do certificado digital.
O certificado funciona como uma espécie de assinatura digital, válida para pessoas físicas e jurídicas. Na prática, é essa assinatura que autentica a emissão de qualquer nota fiscal.
Passo 3
Após concluir os passos anteriores, solicite acesso ao sistema do governo na Secretaria da Fazenda. Depois, você já poderá emitir suas notas fiscais automaticamente.
Por fim, após todo esse processo, o sistema estará disponível para o seu número MEI. Assim, basta entrar no site da Secretaria da Fazenda e emitir notas fiscais sendo que necessário.