Siga-nos

TECNOLOGIA

Tecnologias que Existem no Futebol.

Obviamente, os avanços tecnológicos atuais são sempre para causar melhorias na vida das pessoas. Por isso, cada vez mais, essas tecnologias são integradas ao mundo dos esportes. Desse modo, atualmente o futebol tem usado melhorias dentro e fora do campo. Além disso, com o final da pandemia e retorno dos campeonatos, faz-se necessário o uso de ferramentas desse tipo. Portanto, veja a seguir tecnologias que existem no futebol para essas melhorias.

Além de tudo, o futebol é famoso pela emoção causada através do fascinante esporte. Por esse motivo, existem fãs do jogo em todo o mundo. Além do mais, é importante ressaltar que anos atrás, a tecnologia foi usada em um jogo marcante. Onde, em 2018 na Copa do Mundo, o uso dela foi tão importante quanto os famosos atletas.

Em contrapartida, todo fanático por futebol sabe que o mesmo pode causar diversas polêmicas quando o assunto é o uso da tecnologia no esporte. No entanto, ainda assim, de um uns anos para cá ela se faz presente. Como por exemplo, o uso do VAR, que é uma espécie de árbitro assistente de vídeo. Pois, essa se trata de uma das tecnologias de futebol mais utilizadas ultimamente. 

Tecnologias Que Existem no Futebol
Tecnologias do Futebol (Imagem: Canva Pro)

Utilização de Bolas Inteligentes.

Portanto, uma das tecnologias que prometem inovar nos campos de futebol é o uso da “bola inteligente” com sensor embutido. Além disso, essa bola foi inventada através de corporações. Desse modo, essa tecnologia consiste em uma rede de receptores em volta do campo. Com isso, esses receptores captam a posição em que a bola está em tempo real e com muita precisão. 

Além de tudo, no momento em que a bola cruza a linha do gol, os árbitros são notificados imediatamente. Portanto, são repassadas as informações disponíveis através de um receptor de smartwatch segundo o árbitro.

Além do mais, geralmente todas essas bolas oficiais, usadas nas partidas oficiais, posteriormente são utilizadas também nas Ligas Europeias e várias outras Ligas Americanas. Inclusive, é válido ressaltar que grande parte das Ligas Africanas usam apenas bolas inteligentes. 

Uso da Tecnologia na Linha do Gol.

Geralmente, a parte mais importante em uma partida para qualquer árbitro é saber se aconteceu de fato ou se foi apenas quase um gol. Sendo assim, o uso da tecnologia Goal-Line deu-se início na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Sem falar que, também foi uma ferramenta fundamental utilizada na Rússia na Copa do Mundo em 2018. 

Sendo assim, essa tecnologia GLT (Goal-Line), possui cerca de 14 câmeras capazes de registrar por segundo cerca de 500 quadros. Posteriormente, as imagens são enviadas através de um sistema para processar as imagens. Portanto, as bolas são monitoradas durante a partida para apontar o momento exato que cruzou a linha do gol. Assim, o sinal capturado é mandado direto para o relógio do árbitro. 

Mas, é preciso levar em consideração alguns princípios para que o sistema de linha de gol seja bem-sucedido. Sendo assim, essa tecnologia poderá ser aplicada apenas para decisões relacionadas à linha de gol. Por isso, é preciso que o sistema tenha 100% de precisão nas informações enviadas ao árbitro. 

Tecnologia Olho de Falcão.

Por fim, a última tecnologia passou a ser utilizada primeiramente em 2001 pela empresa britânica Hawk-Eye Innovations Ltd. Além disso, foram feitos muitos testes, todos bem-sucedidos. 

Dessa forma, o ranking é liderado pelos sistemas em desenvolvimento. Portanto, o sistema passou a ser testado em várias outras modalidades de esportes. 

No entanto, a versão Football tem sido bem mais testada por conta do desempenho satisfatório apresentado. Com isso, são utilizadas três câmeras com foco nas linhas do gol, sendo filmado mais ou menos 600 quadros a cada segundo. 

Considerações Finais.

Agora que você já sabe quais são as principais tecnologias que existem no futebol para auxiliar jogadores e clubes, queremos saber qual gostou mais? Deixe nos comentários e confira mais conteúdos como esse em nosso blog.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *