Pensando no bem-estar dos estudantes, o Governo Federal criou um programa para facilitar as viagens interestaduais desses cidadãos. Chamado de Identidade Jovem, ou apenas ID Jovem, o programa oferece benefícios de meia-entrada em diversos serviços. Por isso, confira como solicitar o seu!
Embora seja um benefício destinado à meia-entrada, seja de eventos culturais ou esportivos, por exemplo, o ID Jovem ficou bastante famoso por oferecer meia-passagem ou isenção de passagem em viagens interestaduais. Neste sentido, qualquer estudante pode solicitar o benefício, desde que atenda aos critérios.
Sendo assim, solicitar o ID Jovem é mais fácil do que parece, uma vez que o procedimento foi facilitado para emissão de carteirinhas. Dessa forma, confira o que é ID Jovem e como solicitá-la!
O que é ID Jovem?
ID Jovem, ou Identidade Jovem, é um documento criado pelo Governo Federal para dar acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos esportivos, culturais, além de assegurar vagas gratuitas ou com desconto em viagens interestaduais. O documento foi determinado pelo Decreto 8.537/2015, que visou o bem-estar de milhares de jovens no Brasil.
O ID Jovem foi resultado de uma iniciativa da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), em parceria com o Ministério da Mulher e da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Conforme dados divulgados pelo Governo, desde a criação, o ID Jovem já beneficiou mais de 2 milhões de jovens brasileiros.
Quem pode solicitar a ID Jovem?
A ID Jovem é destinada a jovens entre 15 e 29 anos, pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Além disso, é necessário que o grupo familiar esteja inscrito no Cadastro Único (Cadúnico).
Paralelamente, também é necessário que o jovem atenda às seguintes determinações:
- Possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
- Renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
- Possuir número de NIS (Número de Identificação Social).
Vale citar que todos os documentos e cadastrados devem estar atualizados, caso contrário não será possível conceder o benefício.
Como solicitar o ID Jovem?
Pensando no conforto dos usuários, o Governo Federal lançou o aplicativo ID Jovem 2.0, atualmente disponível somente para Android. Através do aplicativo, é possível solicitar a carteirinha, além de conferir outras informações de como funciona o benefício.
Vale pontuar que o ID Jovem possui validade de seis meses. No entanto, com o ID Jovem 2.0, é possível renovar a carteirinha facilmente.
Sendo assim, para você conseguir solicitar a sua carteirinha, tenha em mãos o cadastro do CadÚnico e o número de identificação social (NIS). Em seguida, ao acessar o aplicativo, você deverá informar os seguintes dados:
- Nome completo;
- Nome da mãe;
- Data de nascimento;
- Número do NIS.
Após a finalização do cadastro, o ID Jovem já estará disponível para impressão. Caso prefira, também é possível manter a versão digital no aplicativo, para se apresentar sempre que necessário.
Por fim, vale destacar que a solicitação da meia-entrada com o ID Jovem varia segundo o estado e o serviço. Portanto, consulte o sistema rodoviário da sua cidade ou outros órgãos, para identificar a melhor hora de usar o benefício.