A receita de escondidinho de carne seca e mandioquinha é uma opção incrível para servir de forma independente ou mesmo com aquele arroz branco que acabou de sair do fogo. Com um sabor único e uma cremosidade que vai aguçar o seu paladar.
Justamente por isso, separamos aqui o passo a passo que você deve seguir para preparar esse prato, incluindo como dessalgar a carne e preparar o purê de dar água na boca. Inclusive, você pode usar esse purê combinado com outros recheios e o resultado também será fantástico.
Vale destacar que a mandioquinha tem um aspecto diferenciado. Além de um tempo de cozimento menor. Entretanto, se notar que está demorando muito para amolecer, você pode dar um choque térmico. Ou seja, trocando a água fervente por água fria e colocando para cozer novamente. Bom, vamos começar!
Receita de escondidinho de carne seca e mandioquinha
Para começar vamos aos ingredientes do purê. Então, separe: 3 colheres de sopa de manteiga (cheias, mas não exagere), sal a gosto, meia xícara de chá de creme de leite e 800g de mandioquinha. Comece já colocando a mandioquinha para cozer e lembre-se da dica do choque térmico, se for necessário.
Já para o recheio, você vai usar: 3 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 kg de carne seca, 1 pimentão verde grande, 2 tomates grandes, 1 xícara de queijo coalho ralado, mussarela, sal e cheiro-verde a gosto.
O ideal é começar com o preparo simples dos ingredientes. Então, pique bem a cebola e o alho, em cubinhos pequenos. Tire as sementes do pimentão e tomate, já pique em cubos também. Enfim, é hora de dessalgar a carne. Dessa forma, coloque a carne em uma panela com água (até cobrir) e deixe ferver. Você vai escorrer a água da carne repetir isso mais duas vezes. Quando terminar, desfie tudo.
Modo de preparo
Preparar a receita de escondidinho de carne seca e mandioquinha é fácil. Vamos começar com o recheio. Então, coloque a manteiga para derreter em uma panela e acrescente a cebola, até murchar. Coloque o alho, só para dourar. Depois, acrescente a carne desfiada, tomates, pimentão, cheiro verde e o sal (cuidado com o sal). Misture tudo e deixe fritar rapidamente. Reserve.
Agora, vamos ao purê. Com a mandioquinha já cozida. Amasse tudo muito bem. Coloque a manteiga em uma panela até derreter e acrescente o purê e o creme de leite. Vá mexendo até incorporar tudo e acerte no sal. Porém, tenha cuidado com o sal, sempre lembrando que a carne seca tem o sabor mais acentuado.
A montagem começa com um refratário limpo de vidro. Unte com manteiga e coloque todo o recheio. Por cima, adicione o purê, use uma colher para apertar levemente, assentando tudo e deixando retinho no recipiente. Ao final, acrescente a mussarela e o queijo coalho. Leve ao forno médio por 15 minutos, a 180º, até gratinar. Agora, é só servir!
Segredo para desfiar a carne
Desfiar a carne é um dos desafios da cozinha, já que ninguém gosta de ficar vários minutos separando os pedaços. inclusive, o mesmo vale para o frango. Geralmente, a dica é usar um garfo, segurando uma parte e puxando com o talher. Você também pode usar dois garfos, puxando em lados opostos.
Entretanto, um jeito mais prático é usar a panela de pressão. Então, use essa panela já para cozer e dessalgar a carne. Tudo o que você precisa fazer é, depois de dessalgada, tire toda a água e tampe a panela. Agora, você vai balançar ou chacoalhar a panela (com vontade). Coloque força no braço, segure bem e faça isso por um minuto.
Outra dica que pode funcionar é usar o amassador de batata. O efeito visual não é tão bonito, mas funciona. E, você também pode usar um processador. Para receitas como o escondidinho, essas dicas funcionam, já que você vai misturar com outros ingredientes.
Receita de escondidinho de carne seca e mandioquinha: dicas de cremes
Para os amantes de receitas suculentas, os cremes são um bom pedido. O primeiro é o molho branco. Então, separe: 3 copos de leite, 1 colher de sopa de maisena, sal e orégano a gosto. Coloque tudo em uma panela e misture bem, até a maisena sumir. Ligue o foco médio e continue mexendo até engrossar. A dica é deixar em ponto de creme. Depois, misture com a carne (sem o creme de leite).
Outra dica é o creme de 4 queijos. Sendo necessário: meia xícara de leite, 1 colher de manteiga, 1 caixa de creme de leite, 2 colheres de requeijão cremoso, 100g de mussarela, ¼ de xícara de provolone, ¼ de xícara de gorgonzola e meia xícara de parmesão. Todos os queijos devem estar ralados. Derreta a manteiga e acrescente o leite. Quando ferver, acrescente o creme de leite e, antes de ferver, vá colocando os queijos, um a um. Pronto, é só mexer até ficar no ponto cremoso e colocar por cima do recheio (sem o creme de leite).
Por fim, o terceiro molho é para os amantes de tomate. Para isso, você vai colocar 3 colheres de azeite em uma panela a crescente 2 dentes de alho picadinhos. Depois, acrescente 300g de tomates-cereja picados. Tempere com sal e pimenta e mexa bem. Quando os tomates amolecerem, acrescente meia xícara de parmesão ralado, 3 colheres bem cheiras de requeijão e meia xícara de manjericão fresco. Mexa bem e, quando incorporar, já está pronto.